O portal dos estudos de comunicação desde 2001

Edición en español Edició en català

Edição en português

Monografias

ISSN 2014-1475
  Julia Cagé: "é preciso proteger a profissão e a independência do jornalista"

03/2017

Amparo Huertas (InCom-UAB) escreve sobre a conferência da economista francesa Julia Cagé “Democratizar os meios de comunicação, salvar a Europa do populismo”, realizada no dia 27 de fevereiro de 2017 no CCCB. Tradução do castelhano para o português: Gabriela Marques Gonçalves (InCom-UAB)

  Entrevista ao jornalista moçambicano Ernesto Nhanale: “Os jornalistas não conseguem ser críticos com as fontes, o que os faz, em muitos casos, cair na armadilha de publicar informações não verdadeiras”

02/2017

Por Marta Civil i Serra (InCom-UAB) Entrevista realizada em Bellaterra, em 29 de Setembro de 2016.

  Cotas raciais e a representação dos negros na mídia brasileira

05/2016

Gabriela Marques Gonçalves (UAB) entrevista Luciene Dias, Coordenadora da Coordenadoria de Ações Afirmativas da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora do curso de Jornalismo na mesma instituição, doutora em Antropologia pela UNB, mestra em Ciências do Ambiente pela UFT, Especialista em Cultural Studies pela University of Arkansas (EUA) e graduada em Comunicação Social pela UFG.

  A interferência de conceitos morais na representação de personagens de lésbicas nas telenovelas brasileiras", de Adriana Ibiti

06/2015

No dia 16 de março de 2015, começou, no Brasil, uma nova novela em horário nobre (21h), com uma audiência que alcançou os 35 pontos, de acordo com o IBOPE (empresa privada que mede audiência). A trama conta a história de uma favela chamada Morro da Babilônia, onde mora a protagonista Regina (Camila Pitanga), que será a vítima de duas vilãs: Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires). [...]

  Jornalismo e imaginários. O Brasil além do tropical e do sensual

03/2015

Natália Ledur Alles faz resenha do livro de Maria Badet Souza “Periodismo e imaginarios. Brasil, más allá de lo tropical y lo sensual”. (Barcelona: UOC, Colección Atlántica de Comunicación. 2015) (Tradução: Gabriela Marques)