O portal dos estudos de comunicação desde 2001

Edición en español Edició en català

Edição en português

Filtrar por categoria

Filtrar por autores

Lições

ISSN 2014-0576
 

Videojogos e aprendizagem: considerações e reflexões sobre as contribuições de James Paul Gee

Isa de Jesus Coutinho

09/2017

Este artigo tem como propósito apresentar algumas contribuições de Gee para o campo de conhecimento relacionado aos videojogos e aprendizagem. Ao longo do texto são abordados o percurso trilhado pelo autor e sua trajetória profissional, os fundamentos que embasam seus estudos, os principais conceitos operados, a implicação dos videojuegos relacionados à aprendizagem e os princípios de aprendizagem que integram os bons videojogos. Por fim, [...]

Ler íntegra Download PDF

 

As tecnologias da informação e comunicação nos permitem avançar na igualdade entre homens e mulheres?

Ana M. González Ramos

08/2017

Esta lição se propõe a refletir sobre as tecnologias em relação a igualdade de gênero. A fim de debater se estas ferramentas por si só são capazes de gerar mais igualdade ou se pelo contrário, implicam em mais um foco de desigualdade.

Ler íntegra Download PDF

 

Cruzamentos e convergências entre a antropologia visual e a comunicação

Ricardo Campos

11/2014

O intuito deste texto não é o de apresentar a história e, muito menos, o de descrever o estado actual desta subdisciplina académica que se convencionou denominar de Antropologia Visual. Certo é, porém, que uma breve contextualização histórica e disciplinar é necessária a uma melhor compreensão dos argumentos aqui apresentados. Sendo este um documento que tem por público privilegiado leitores que, muito provavelmente, não estarão familiarizados [...]

Ler íntegra Download PDF

 

A singularidade da linguagem dos videojogos

Nelson Zagalo

11/2013

Nesta lição analisamos a linguagem que permite aos videojogos comunicar ideias e estimular emoções nos jogadores. Apresenta-se uma abordagem que coloca os videojogos mais ao lado das artes, e menos dos jogos tradicionais. Desenvolve-se o suporte teórico para essa abordagem a partir do estabelecimento de parâmetros que caracterizam a singularidade expressiva do videojogo, de modo comparativo. Defende-se os videojogos, como um novo meio de [...]

Ler íntegra Download PDF

 

Sobre um género de ficção televisiva: soap opera, culébron e telenovelas

Isabel Ferin Cunha

10/2011

Neste artigo pretende-se apresentar alguns trabalhos académicos de matriz predominantemente anglo-saxónica, nomeadamente aqueles que são considerados referências teóricas dentro dos estudos feministas. Em seguida procura-se traçar o percurso do soap opera em direção à América Latina, ainda sob a forma de radionovela e perceber como o género se tornou conhecido e foi adaptado nos diversos países, adquirindo uma identidade própria cunhada através [...]

Ler íntegra Download PDF